Cuidados a ter com as crianças na praia

A partir de que idade é seguro ir à praia?

15 a 20 minutos de sol às horas saudáveis não é a mesma coisa que estar na praia horas seguidas. A globalidade dos médicos é cuidadosa em recomendar praia antes dos 6 meses de vida. Seja qual for a idade, não pode faltar protetor solar, guarda-sol, além de toalhas porque a areia também queima! Adicionalmente, as tendas são fortemente desaprovados devido ao efeito de estufa.

Em que horário?

Evite levar as crianças à praia entre as 11h00 e as 16h30. Nesse horário, as radiações ultravioletas são ainda mais perigosas e o risco de queimaduras solares aumenta.

O que lhes deve vestir?

Vista o seu bebé com calças e camisolas frescas, em algodão, tapando os braços e as pernas. Nunca se esqueça de lhe colocar um chapéu com abas largas. Se o bebé já caminhar deve andar descalço, mas atenção à areia quente.

Que tipo de proteção solar deve usar?

Escolha um protetor solar adequado para crianças, com um fator de proteção UVA e UVB elevado (FPS 50 ou 50+), de preferência com filtros físicos ou minerais. Aplique sempre o protetor antes de vestir o bebé para garantir que não deixa nenhuma zona do corpo de fora. Repita a dose passadas uma ou duas horas, sobretudo após o banho, mesmo que o protetor seja à prova de água.

“Calor e raios ultravioletas não são sinónimos. Mesmo quando o tempo não está muito quente e o sol parece tímido, os raios ultravioleta podem queimar!”

O que pode levar para comer?

Se vai com o seu bebé à praia, leve uma mala térmica com água e alimentos para evitar a desidratação e/ou fome. Prefira alimentos que não se deteriorem facilmente. Para as crianças mais velhas, são adequados pão, fruta laminada ou palitos de cenouras.

Como lidar com a areia?

Se alguns bebés ficam incomodados com a areia, outros adoram rebolar-se e até meter alguma na boca. Quando o seu bebé estiver a brincar, preste atenção para evitar que ele ingira areia e tudo o mais que possa ir agarrado, como lixo, conchas ou pedras. Se o bebé meter areia na boca, assegure-se de que retira o máximo que pode e dê-lhe água. No entanto, se comer alguma areia, sem corpos estranhos, não terá qualquer sintoma.

É seguro ir à água?

Se a praia for vigiada e a bandeira estiver verde, pode levar o seu bebé no colo ou pela mão, mas de braçadeiras. Mesmo que as crianças saibam nadar na piscina, nunca as deixe sozinhas ou sem vigilância de um adulto.

Cuidado com os colchões ou boias insufláveis, uma vez que podem virar-se com facilidade. Com ou sem brincadeira, os banhos devem ser rápidos. Leve uma toalha e enrosque bem o seu bebé, enxugando-o de imediato.