Os antibióticos e o organismo
Os antibióticos, quando tomados sem prescrição, podem ter um efeito secundário negativo no organismo.
Uma nova investigação publicada no Journal of the American Society of Nephorology. Tomar qualquer um dos cinco tipos de antibióticos orais está associado a um maior risco de desenvolver pedras nos rins (depósitos minerais e salinos que se formam nos rins e precisam de passar pelo trato urinário).
O grupo de pesquisa analisou os dados de mais de 13 milhões de pessoas que procuraram cuidados de saúde no Reino Unido. Destes, 26 mil pacientes haviam sido diagnosticados com pedras nos rins, este grupo foi comparado com um outro, da mesma dimensão, formado por indivíduos que não sofrem da condição.
Os resultados revelam que cefalosporinas, fluoroquinolonas, nitrofurantoína / metenamina e penicilina estão todos associados a um maior risco de desenvolver pedras nos rins.
Este risco tem tendência a diminuir com o passar do tempo mas mantém-se elevado até cinco anos após a toma de antibióticos. Adicionalmente, os jovens parecem ser mais suscetíveis a desenvolver este problema de saúde quando expostos aos antibióticos.
Este argumento junta-se a outros que indicam que a toma excessiva de antibióticos tem efeitos nefastos para o organismo. Vale sempre a pena consultar o seu médico antes de se automedicar.