Vitamina D

O sistema imunitário é um conjunto de órgãos, tecidos e células responsáveis pelo combate a microrganismos invasores, impedindo, desta forma, o desenvolvimento de doenças e promovendo a saúde e o equilíbrio do organismo. Alterações do sistema imunitário podem originar doenças (autoimunes, cancro, etc.), inflamações, imunodepressão, entre outras consequências, pelo que é vital mantê-lo o mais fortalecido possível. Isto é conseguido através de um estilo de vida saudável – alimentação correcta, prática de exercício físico, redução de stress, descanso –  bem como pela manutenção dos níveis essenciais de vários nutrientes essenciais para o normal funcionamento do sistema imunitário. Um dos mais importantes é a vitamina D.

https://www.farmacia365.pt/vigantoletten-sticks-30-saquetas.html

É conhecida como vitamina do sol e, apesar de poder ser fornecida pela ingestão de determinados alimentos, é exactamente a exposição solar a fonte de cerca de 80 a 90% da quantidade que o corpo humano recebe. Os seus benefícios são inúmeros: regula o metabolismo ósseo, é importante para os sistemas cardiovascular e respiratório, ajuda o sistema cognitivo e na prevenção de depressão e actua positivamente na função muscular. De uma forma geral, as diversas funções que desempenha em distintos tecidos e órgãos fazem da vitamina D essencial para a saúde do nosso organismo, bem como para a estimulação e regulação da sua resposta imunitária e do seu reforço de defesas.

A questão é que nem sempre se conseguem obter as quantidades suficientes deste nutriente, especialmente no Inverno (15 a 20 minutos de exposição sem factor de protecção seria o recomendável, pelo menos 3 vezes por semana), pelo que poderá ser necessário recorrer a suplementos para colmatar estes défices. 

As necessidades variam, claro está, por exemplo com a idade, pelo que, para um melhor acompanhamento e esclarecimento de qualquer dúvida, pode pedir mais informações no chat do nosso site.