Crómio, o mineral na Diabetes
Quase metade da população portuguesa apresenta excesso de peso e perto de um milhão de adultos sofre de obesidade. Contudo, o que muitas pessoas nãos abem, é que níveis instáveis de açúcar no sangue dificultam o controlo de peso.
Açúcar no sangue (glicemia) é um termo comum para os níveis de glucose no sangue, que é a fonte de energia do nosso organismo. A hormona insulina tem um papel fundamental no metabolismo da glucose, pois ajuda esta a entrar nas células. O crómio assegura que a insulina consegue ligar-se aos seus recetores celulares.
A Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA) avaliou a evidência associada ao conteúdo de crómio presente no suplemento e reconheceu as seguintes alegações:
- Contribui para manter os níveis normais de glucose no sangue
- Contribui para o metabolismo normal dos macronutrientes
Crómio é um mineral essencial que contribui para o metabolismo normal dos hidratos de carbono, lípidos e proteínas. Além disso, o crómio apoia o processo biológico responsável pela manutenção de níveis normais de açúcar no sangue. O crómio ligado inorganicamente tem uma baixa biodisponibilidade no organismo. O efeito de um suplemento de crómio é determinado pelo quão eficientemente o nutriente é absorvido no organismo.
Que alimentos contêm crómio?
Boas fontes alimentares de crómio incluem:
- marisco
- nozes
- passas
- carne
- feijão
- pimenta preta
Cada comprimido de BioActivo Crómio contém100 microgramas de crómio elementar. O crómio utilizado em BioActivo Crómio está ligado organicamente, ou seja, está ligado a uma levedura e a aminoácidos (levedura de crómio). Tem uma elevada absorção no organismo, 10 vezes superior a outras fontes aprovadas de crómio. BioActivo Crómio é produzido com uma fonte de crómio patenteada designada de ChromoPrecise®, que é uma levedura de crómio desenvolvida especificamente para fornecer uma excelente biodisponibilidade. Esta fonte de crómio específica é fabricada de acordo com as mais rígidas normas de controlo (as normas BPF que são utilizadas pela indústria farmacêutica), para assegurar a eficácia e segurança das preparações, com base em documentação exaustiva.