A importância do banho do bebé
Os primeiros banhos do bebé estão habitualmente associados a alguma ansiedade por parte dos pais que tende a desaparecer gradualmente. O banho, para além da função higiénica possibilita uma oportunidade de relaxamento e interação com o bebé desde o nascimento. A partir dos 6 meses torna-se também uma ocasião de jogo e diversão.
Frequência e momento ideal
Os bebés mais pequenos não necessitam de tomar banho todos os dias. É suficiente tomar banho 2 a 3 vezes por semana e se o seu bebé gostar e/ou o acalmar pode ser dado diariamente. À medida que crescem a frequência do banho deve ser aumentada, uma vez que começam a comer pela mão, a gatinhar e a sujar-se mais. Nos dias em que não tomam banho deve limpar-se a face, mãos, zona da fralda e cordão umbilical.
O momento do dia depende dos gostos e necessidades dos pais. Dado o seu efeito relaxante, pode ser aproveitado o fim do dia para o ajudar o bebé a dormir melhor.
O banho
Antes de iniciar o banho é importante preparar tudo o que vai ser preciso (banheira, toalha, produto de limpeza, fralda e roupa lavada), de forma a ter tudo à mão. Caso se esqueça de algo ou tiver que interromper o banho, deve levar sempre o bebé consigo!
O banho deve ser dado numa banheira com uma pequena quantidade de água (cerca de 5 cm de altura), que deve estar a uma temperatura próxima da temperatura corporal (36-37ºC). Para evitar queimaduras é importante testar a temperatura da água com o cotovelo ou parte interna do punho antes de introduzir o bebé na banheira. Na ausência de uma torneira misturadora, deve sempre colocar primeiro a água fria e depois acrescentar a água quente.
O bebé deve ser colocado na banheira assim que estiver despido, para evitar que arrefeça, segurando-o com o antebraço não dominante por baixo da cabeça e a mão a segurar a zona da axila/braço. A face e a maioria do corpo devem estar acima do nível da água, sendo necessário despejar frequentemente água morna pelo seu corpo para o manter aquecido.
Os primeiros banhos devem ser curtos (5-10 minutos) para evitar que a pele fique muito seca. À medida que o bebé cresce pode deixá-lo brincar um pouco com a água, se for algo que lhe dê prazer.
Após o banho deve embrulhar o bebé numa toalha e secar a pele sem esfregar e de forma suave, dando especial atenção às pregas do pescoço, axilas, virilhas e joelhos, sem esquecer a área atrás das orelhas.
Cuidados com a pele
No primeiro mês de vida a pele é muito sensível e por isso deve evitar o uso de produtos de limpeza e cremes hidrantes. Use apenas água.
Mais tarde selecione um gel ou óleo lavante suave, sem perfume ou conservantes. O cabelo pode ser lavado com esse mesmo produto ou com um champô suave. Se a pele do bebé for muito seca aplique um creme hidratante sem perfume ou conservantes.
Cuidados a ter para evitar acidentes
É fundamental que o banho seja sempre realizado sob supervisão de um adulto. Os bebés e crianças pequenas podem afogar-se em poucos centímetros de água, por isso nunca deixe o seu filho sozinho na banheira, mesmo que tenha que se ausentar por breves segundos.
É importante reiterar que a temperatura da água deve ser sempre verificada antes de iniciar o banho de forma a evitar queimaduras.
É também importante assegurar-se que não existam aparelhos elétricos perto da banheira devido ao risco de electrocuções.
À medida que a criança cresce e consegue ficar de pé deve colocar-se uma superfície rugosa aderente ao chão da banheira, de forma a evitar que escorregue.