O que são medicamentos genéricos?

Os medicamentos genéricos ou “genéricos” contêm a mesma substância ativa que o medicamento farmacêutico original?

Obrigatoriamente têm a mesma dosagem que o medicamento de referência de forma a tratar a mesma doença. Os genéricos devem ter bioequivalência para demonstrar que atuam da mesma forma no organismo humano que o medicamento de referência. O termo “bioequivalência” significa que os genéricos são intercambiáveis com o medicamento original. Os genéricos são lançados quando a patente do medicamento original expira.

Os genéricos são realmente tão eficientes como os medicamentos de marca original?

Sim. Contêm a mesma substância ativa e a mesma dose que os produtos de referência e são produzidos de acordo com as mesmas normas de qualidade rigorosas, seguindo as mesmas normas de eficácia e segurança esperadas. À semelhança dos produtos de referência, os genéricos são fabricados em instalações que cumprem as normas das Boas Práticas de Fabrico (BPF) e que são inspecionadas periodicamente pelas autoridades regulamentares. Além disso, depois de um genérico estar disponível no mercado, o fabricante tem de monitorizar o produto no que se refere a quaisquer eventos adversos. Este processo é o mesmo que para os produtos originais.

Existem diferenças entre os genéricos e os medicamentos de marcas originais?

Não. Não podem existir diferenças em termos de qualidade, segurança e eficácia. No entanto, as características farmacêuticas podem diferir em termos de cor, forma ou marcações, desde que não comprometam a qualidade dos produtos. A maior diferença reside no custo do tratamento.

Em caso de dúvidas fale com um especialista, contate-nos.