A Importância do sono na nossa saúde

6 dicas para dormir melhor

Nós passamos um terço da nossa vida a dormir, é fundamental para a recuperação muscular e mental e, principalmente promove a preparação do corpo para funcionar a todo vapor no dia seguinte. O sono é uma das coisas mais importantes no que se refere à qualidade do nosso dia a dia. Desde estudantes que estudam pela noite dentro, reduzindo a quantidade de informações que retêm, até atletas que dormem em ambientes quentes e barulhentos, perdendo a recuperação muscular e do sistema imunológico essenciais.

O sono é uma ferramenta poderosa que, quando aproveitada da maneira certa, pode ajudar a melhorar a nossa qualidade de vida.

1. Crie um hábito diário

O nosso corpo precisa de uma rotina. Crie uma hora fixa para se deitar e para se levantar todos os dias, incluindo ao fins de semana. Isso vai ajudar o corpo a saber que a partir de uma certa hora é altura de descansar.

2. Pratique exercício físico

A atividade física regular é essencial para um sono de qualidade, melhora a nossa saúde e provoca a libertação de neurotransmissores que favorecem a sensação de bem-estar, atenuando o stress e a ansiedade.

No entanto, evite fazer exercício muito tarde, pode pois pode ter o efeito contrário, podendo interferir na hora de dormir e na qualidade do sono.

3. Relaxe e aprenda a gerir o stress

Organize-se diariamente, defina prioridades e reserve algum tempo para fazer alguma coisa que lhe dê prazer, que seja relaxante e o faça esquecer um pouco das preocupações do dia a dia. No final do dia, umas horas antes da hora de ir dormir, deve progressivamente abrandar a sua atividade. Isto vai refletir-se na qualidade do sono.

Saber mais sobre a ansiedade e stress.

4. Evite a cafeína, principalmente de tarde e à noite

A cafeína é estimulante e, como tal, inibe o sono. Por isso, evite o café e as bebidas com cafeína.

5. Crie um ambiente confortável no quarto

O quarto deve ter um ambiente escuro, silencioso, seguro com uma temperatura amena. Evitar televisão, computador ou documentos relacionados com o trabalho. 

6. Vá para a cama quando tiver sono

Não conseguir adormecer cria ansiedade. O sono é um processo natural que e não deve forçar.  Para sentir sono na hora habitual, evite adormecer, mesmo que seja por pouco tempo, por exemplo, no sofá. Crie uma rotina.