Reforce o seu sistema imunológico
O sistema imunológico é uma matriz complexa de células que trabalham de forma coesa para nos proteger contra doenças; se este se encontrar fragilizado significa que corremos o risco de sucumbir a certos vírus, o que pode resultar de várias causas determinantes do estado do nosso corpo – stress, cansaço e nutrição são algumas das mais relevantes.
Uma boa noite de sono
Um sono tranquilo, repousante e rejuvenescedor é extremamente importante para que nos sintamos bem no dia-a-dia e tem um grande impacto no sistema imunológico. Estudos realizados demonstraram que um sono amplo e um sistema circadiano equilibrado (ciclo de sono/vigília do corpo e do cérebro) aumentam a eficácia do organismo no combate de infeções, pois melhoram a produção de citocinas anti-inflamatórias (substâncias secretadas pelo sistema imunológico) e células assassinas.
Saúde intestinal
Mais de 70% das células imunológicas do corpo estão localizadas nas paredes intestinais, sendo esta a razão da importância de uma boa saúde intestinal na saúde, em termos gerais, da função corporal. O sistema digestivo assume um papel vital no metabolismo das toxinas do corpo como parte do nosso sistema desintoxicante natural.
Um aumento de alimentos grosseiros e de fibra, em particular (já que tem um impacto direto na melhoria dos microbianos localizados dentro das paredes digestivas), ajudará a mover rapidamente quaisquer toxinas através do intestino.
Exercício físico
São muitas as evidências da importância atividade física para um bom nível de imunidade; exercícios com pesos, desde que respeitando o conceito de adequação de carga, o equilíbrio da intensidade e o limite de cada um, é a forma mais adequada para este propósito. O mecanismo da melhoria das defesas está associado ao efeito da atividade física regular e moderada no aumento dos linfócitos, células denominadas “natural killers”, cuja função é destruir células tumorais ou infetadas por vírus. A atividade física promove também a diminuição do stress, permitindo que organismo se fortaleça e fique menos suscetível a agentes externos maléficos.
Suplementação
Vitamina D essencial para a saúde óssea e para a regulação do cálcio.
Vitamina C reabastecimento dos níveis de vitamina C é determinante para repor os níveis de energia.
Zinco ainda que um pouco desconhecido, é fundamental na ativação das células T, que ajudam a apoiar a atividade das células imunológicas. Um suplemento de zinco pode ajudar a reduzir os sintomas de gripes e constipações.
Equinácea possui inúmeras propriedades antivirais e antimicrobianas, muito importantes no apoio ao bom funcionamento e fortalecimento do sistema imunológico. Possui potentes efeitos adaptogénicos, reduzindo, assim, o stress.
Reduzir o açúcar e/ou álcool
Quando consumimos em excesso açúcar e/ou álcool – ao decompormos as macros do álcool, estas traduzem-se, basicamente, em açúcar puro – há um efeito direto na redução da capacidade do corpo de produzir glóbulos brancos, o que significa que há uma maior vulnerabilidade aos vírus e a doenças. Para evitar comprometer seriamente a função das células imunológicas deve optar-se por alternativas com baixo teor de álcool e alternar cada bebida alcoólica com um copo de água.