Como controlar a pele atópica?

Cada vez se fala mais em problemas de pele e a palavra atopia está, muitas vezes, associada.

atopia é uma doença inflamatória crónica comum nos bebés e crianças e, com alguma incidência, mas menos frequente em adultos pois pode surgir em qualquer idade. É uma doença de pele que poderá ser hereditária e ocorre porque a pele tem tendência a produzir uma reação mais exacerbada a qualquer componente que seria inofensivo para outro indivíduo.

Ou seja, os componentes, sejam da roupa, dos produtos ou do próprio clima tornam-se alergenos e podem causar irritações graves na pele. Geralmente, manifesta-se ainda em bebés e pode desaparecer à medida que as crianças crescem. Assim como existem épocas de maior e menor crise e pode ser influenciada pelas comidas, pelos produtos utilizados ou pela altura do ano.

A atopia ou eczema atópico, aparece na pele seca e caracteriza-se pelo vermelhão, comichão, irritação e secura extrema. É mais provável encontrar manchas ou pequenas borbulhas e irritação nas zonas de pregas como entre os dedos, virilhas e axilas e as zonas das articulações, mãos, joelhos e cotovelos. Pessoas com eczema atópico geralmente têm períodos em que os sintomas são menos percetíveis, bem como períodos em que os sintomas agravam e se tornam mais difíceis e dolorosos (crises).

A Atopia é mais frequente em crianças com outras alergias, como asma, ou em crianças cujos pais têm histórico de alergia.

Pode afetar qualquer idade e pode ser passageiro ou afetar um doente toda a vida. Geralmente começa na infância, mas pode afetar pessoas de qualquer idade. Pessoas com eczema também poderão desenvolver asma ou febre do feno, ou estão relacionadas a alguém com essas condições alérgicas. Os sintomas podem desaparecer por completo ou afetar algumas pessoas ao longo de suas vidas.

Portugal tem cerca de 34 mil doentes com dermatite atópica e já foi aprovado o primeiro medicamento para o tratamento com vista à minimização dos sintomas.

Como controlar?

Não há cura, mas há bons resultados no controlo e alívio dos sintomas. Até porque a atopia tem um impacto significativo na vida diária. Também é importante tratar para evitar recidivas ou agravamento de sintomas que poderão causar infeções de pele.

Lipikar da La Roche Posay disponibiliza os produtos necessários para cuidar da pele sensível, muito seca e atópica com tendência ao eczema.

Tem ação no microbioma da pele, reequilibrando a barreira cutânea, nutrindo e restaurando. Acalma a pele e reduz bastante o prurido. Ajuda a espaçar as crises de secura severa para uma eficácia antirrecidiva. É um creme sem perfume para não ter substâncias irritantes e é recomendada por dermatologistas para bebés, crianças e adultos. Absorve rapidamente e está preparado para ser aplicado uma vez ao dia no rosto e corpo.

Também convém ter atenção aos produtos de higiene usados no banho. Os mais recomendados são Lipikar Syndet ou Óleo Lavante AP+ bastante nutritivos para deixar a pele nutrida e protegida em todos os passos de higiene. A gama apresenta ainda um stick anti-prurido de alívio imediato que poderá ser útil nas pregas (zonas em que há contacto entre a pele, como axilas ou virilhas) e reduz imenso a vontade de coçar. Além de adaptar os cuidados de higiene e hidratação, deve preferir roupa de algodão, usar água pouco quente e tomar banhos rápidos.