O adeus às alergias de pele

As doenças da pele são muito frequentes e um motivo de procura do Dermatologista, mas algumas das problemáticas são autoresolutivas e não necessitam de qualquer intervenção terapêutica.

Existem vários tipos de pele e, tendo em conta que uma das causas dos sintomas de pele sensível é a aplicação de cosméticos inadequados, é importante saber escolher uma rotina de cuidados apropriada.

A pele sensível

A pele sensível não é sempre igual. Existe alguma sensibilidade que se manifesta através de sensações desagradáveis como repuxamento, formigueiro, ardor e picadas, normalmente, sem sintomas visíveis. Pode ser provocada por fatores internos:

  • Stress
  • Emoções fortes
  • Alterações hormonais

Ou por fatores externos:

  • Poluição
  • Variação de temperatura
  • Alterações no pH da pele
  • Exposição aos raios UV
  • Produtos cosméticos inadequados

Estes fatores não são alergénios específicos. Quando são, podem haver erupções cutâneas graves visíveis e é característico da pele alérgica.

A pele alérgica

As alergias acontecem quando há uma resposta imunitária exagerada a algo estranho ao organismo, independentemente do mecanismo. É uma reação mediada pelo sistema imunitário pois este vê as substâncias como ameaças e podem ser provocadas por ingestãoinalação ou contacto com a pele. Também não depende da quantidade de alergeno. Um contacto com uma pequena quantidade poderá ser suficiente para uma reação grave. Assim como pode demorar semanas a passar.

Em particular, as alergias cutâneas são mais frequentes em crianças abaixo dos cinco anos. A mais comum que ocorre na pele é a dermatite de contacto que acontece 24 a 48 horas depois do contacto com o alergénio.

Podem provocar danos na pele como comichão, erupções cutâneas, vermelhidão, inchaço ou bolhas.

Os sintomas cutâneos mais comuns a uma alergia é a urticária aguda, que raramente, pode evoluir para urticária crónica. Para determinar deverá consultar um alergologista que recorre a testes cutâneos para determinar a alergia. Em todo o caso, o primeiro passo é identificar a área afetada e determinar o que causou a alergia. É fundamental eliminar esse alergeno das rotinas diárias.

Há maior tendência para fazer alergia a ácaros domésticos, joias, metais, poléns, detergentes em pó ou cosméticos.

Nos cosméticos há que ter atenção aos seus constituintes como perfumes, conservantes ou extratos de plantas que podem provocar a alergia. Portanto, nem sempre os produtos naturais ou ditos biológicos ou naturais são os mais neutros e e podem causar alergias.

Uriage Toléderm Control creme reparador suavizante é formulado com o mínimo de ingredientes sendo que mais de 90% são de origem natural. Foi criado a pensar na pele hipersensível, reativa, intolerante ou com tendência alérgica. Uma vez que a sua embalagem impede a entrada do ar e não tem substâncias irritantes, Toléderm Control acalma a pele e alivia as sensações de calor, formigueiro, repuxamento e desconforto.

Não tem perfume nem conservantes e a sua fórmula minimalista acalma a pele em cerca de 30 segundos. Hidrata e reduz a irritabilidade da pele e recupera a barreira cutânea. Deve escolher qual o cuidado mais adaptado ao tipo de pele, normal a mista, oleosa, ou seca. Para isso, existem dois tipos de creme, normal e rico, e ainda o contorno de olhos que controla a reatividade no contorno de olhos. Reduz papos e olheiras e proporciona conforto ao longo do dia.

É importante realizar a limpeza da pele e que o produto usado também seja hipoalergénico. No final da limpeza vaporize com Água Termal Uriage para refrescar e apaziguar a pele. Uma vez que é naturalmente anti-irritante e suavizante pode colocar na carteira e aliviar os desconfortos que possa sentir ao longo do dia. Adotar o lema ”menos é mais” é uma boa sugestão pois os produtos com fórmulas minimalistas serão os menos agressivos. Para ajudar a diferenciar os estados da pele, observe o quadro!