A importância de um peso saudável

Um peso saudável, mediante a idade, altura e estrutura da pessoa, é vital para o bem-estar e esperança de vida.

É certo que o lado estético é também relevante, mas ter peso a mais aumenta significativamente o risco de desenvolver vários problemas de saúde.

De acordo com estudos realizados pela Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade, mais de metade da população portuguesa apresentava excesso de peso ou obesidade instalada, havendo uma alta incidência de casos de necessidade de recorrer a tratamento através de intervenção cirúrgica para situações de obesidade grave. A pré-obesidade, ou obesidade infantil, também constitui um problema crescente. 

Estes dados estatísticos realçam a importância do controlo do peso, já que este excesso exige mais esforço do seu coração e de outros órgãos, assim como das articulações que suportam o peso, e aumenta o risco de ocorrência de uma série de problemas de saúde graves, incluindo doenças cardiovasculares como a tensão arterial elevada, doenças respiratórias, osteoartrite, cálculo biliar e certos cancros.

Além disto, aumenta o risco de complicações durante intervenções cirúrgicas e cria dificuldades acrescidas no combate a outras doenças que possam surgir – muito se tem falado actualmente, por exemplo, no maior risco associado a este factor nos doentes infectados com Covid-19.

Benefícios da perda de peso

Assim, desde, logo a perda de peso resulta de forma directa em melhorias significativas na saúde em geral. Um exemplo concreto: uma perda de peso ligeira, de 10% do peso corporal total, é suficiente para induzir uma melhoria no controlo glicémico da diabetes tipo 2, reduzir a tensão arterial, diminuir o risco cardiovascular e os níveis de colesterol bem como a insuficiência respiratória, melhorar a apneia obstrutiva do sono e  as dores osteoarticulares, entre outras. Problemas comuns entre as mulheres, como ovários poliquísticos ou amenorreia, podem beneficiar em grande escala após perda de peso. 

Outro exemplo é a perda de peso extensa em doentes com obesidade severa ou mórbida (IMC ≥ 35 kg/m2) – que se observa, sobretudo, após cirurgia bariátrica -, que tem resultados espantosos, nomeadamente a redução do risco de morte a 5 anos em 90%.

Dicas para perder peso de forma saudável

Atingir e manter um peso saudável implica equilibrar a ingestão total de alimentos e a energia (calorias) que estes lhe fornecem com a energia que é gasta no dia-a-dia. Adoptam-se hábitos ao longo de muitos anos, nem sempre saudáveis, pelo que mudá-los não é tão simples assim; é necessária alguma força de vontade e compromisso, foco numa alimentação regrada e numa vida activa, sem sedentarismo.

  • Não esperar resultados rápidos: o seu organismo cria habituação ao peso e, por isso, perder peso deverá ser um processo lento e equilibrado.
  • Controlar a ansiedade com atividade física: ocupa-se a mente no tempo livre, investindo numa vida mais activa, que só trará benefícios.
  • Estipular horários para as refeições e planear as mesmas com antecedência: esta organização será fundamental para fazer as escolhas mais saudáveis.
  • Beber bastante água, chás e/ou tisanas sem açúcar.
  • Descansar e dormir o tempo necessário: um sono tranquilo e revigorante é fundamental no processo de emagrecimento.