Quando transpirar é um problema!
A transpiração é a resposta natural do corpo humano a altas temperaturas, sejam provocadas por exercício físico ou determinadas situações emocionais.
Quando a temperatura do corpo sobe acima de 37ºC, é enviado um sinal ao cérebro para que produza suor para que a temperatura desça. A hidratação e a humidade/suor aparece principalmente nas axilas, nas mãos, pés ou no rosto. As zonas onde mais transpiramos são também as zonas com grandes concentrações de bactérias que preferem zonas húmidas, quentes e protegidas. As quantidades de suor produzidas variam de pessoa para pessoa. Em média, são produzidos cerca de 0,1 a 1 litro de suor.
Transpirar é bom, mas os sinais de transpiração podem ser desagradáveis. Há diferentes tipos de glândulas que produzem suor e a sua composição é diferente. Por isso, há suor que pode não ter cheiro e há suor que atrai bactérias e que tem um odor desagradável. Assim como, devido à composição do suor, pode haver tendência a causar manchas amarelas. O que determina a quantidade e a composição do suor são, obviamente, os fatores genéticos, mas também as condições em que o corpo se encontra: clima, atividade física, stress, nervosismo, menopausa ou doença. Outros fatores, como drogas, álcool, tabaco ou café, bem como alimentos picantes ou muito quentes, também podem afetar a quantidade de suor.
Transpiração e odor desagradável
Mesmo sendo uma função natural é necessário esconder os efeitos negativos que, por vezes, acabam por ser um pouco embaraçosos. Os desodorizantes podem efetivamente prevenir o odor corporal e o desenvolvimento de bactérias. No entanto, não têm um efeito significativo sobre a quantidade de suor produzido. Para esse efeito, costumam ter um leve perfume e podem ser usados no corpo todo.
Poderá experimentar o Desodorizante Vegetal da SVR. É altamente concentrado em substâncias de origem vegetal como a Cavalinha, o extrato e Sálvia e o extrato de Bambu com propriedades antibacterianas, antisséticas e antifúngicas. Pode ser aplicado diariamente, pode ser usado na pele sensível e pode ser utilizado depois de barbear ou depilar.
Transpiração excessiva – Hiperidrose
Quando a transpiração é excessiva (excesso de suor na ausência de um motivo óbvio), é uma condição chamada de hiperidrose. Neste caso, a solução é usar anti-transpirantes. Eles contêm sais de alumínio que se dissolvem e formam uma barreira em gel que impede a atividade das glândulas responsáveis pela formação de suor. São, simultaneamente, bloqueadores da transpiração e desodorizantes pois neutralizam os odores, e poderão ser antibacterianos para reduzir as bactérias à superfície. É o caso do Spirial Roll on da SVR ou o Spirial Creme. São ambos anti-transpirantes apropriados para a pele sensível, sem álcool, parabenos ou outros irritantes.
Caso a transpiração seja muito intensa, existem opções para fazer tratamento de apenas 3 dias, ao qual se segue um desodorizante normal, ou um anti-transpirante mais leve. É o caso do SVR Spirial Extreme Roll On. Deve aplicar o produto 3 dias seguidos, de manhã e à noite e, de seguida, recorrer ao desodorizante habitual. Numa fase de manutenção, será necessário apenas colocá-lo 2 ou 3 vezes na semana.
Transpiração e manchas amarelas
Se a tendência é para a roupa manchar, os anti-transpirantes mais indicados são específicos para prevenir o aparecimento de manchas amarelas nos tecidos claros ou manchas brancas em roupa escura. É o caso do Cuidado Antitranspirante 48h Antimanchas Brancas & Amarelas da Vichy.
Há outras dicas para evitar o excesso de transpiração e o mau cheiro
- Não usar roupas justas no corpo e/ou com fibras sintéticas ou impermeáveis;
- Usar cores mais claras uma vez que as cores escuras retêm mais radiação solar;
- Evitar alguns legumes que provocam libertação de enxofre no suor, como brócolos;
- Consumir alimentos antibacterianos, como o tomate, que pode ajudar a eliminar as bactérias responsáveis pelo mau odor;
- Evitar comidas quentes ou alimentos estimulantes, como café e/ou chá.
Pode ver também https://blog.farmacia365.pt/2021/03/11/proteja-a-sua-pele/