3 Passos para um estilo de vida saudável

A qualidade de vida está associada a hábitos saudáveis, como a prática de exercício físico, dormir bem e ter uma alimentação saudável, mas muitas vezes fazer essas mudanças não é assim tão linear e fácil, mas isso não significa que não devemos tentar.

Por isso tem aqui 3 passos para ajudar a atingir uma vida mais saudável e Feliz.

1. Reserve 30 minutos diários para se exercitar

Não posso deixar de enfatizar a importância de se exercitar e os benefícios que isto nos traz para a sua vida:

– A prática regular de exercício físico ajuda a combater o colesterol, no caso do colesterol reduz o LDL (colesterol mau) e melhora o HDL (colesterol bom). Além disso, diminui a obstrução de vasos sanguíneos e a captação de glicose, o açúcar utilizado pelo organismo, o que ajudando a reduzir o risco de diabetes.

– Melhora a capacidade respiratória. Quanto maior a intensidade do exercício, maior é a quantidade de oxigénio necessária para a inspiração, à medida que o nível de condicionamento físico aumenta, a respiração tende a melhorar e torna-se menos ofegante e cansativa.

– Fortalece ossos e articulações e reduz a flacidez e o acúmulo de gordura localizada.

– Ajuda no emagrecimento melhorando o metabolismo, que é o principal factor para a queima de gordura.

– Ajuda a regular o sono. Uma boa noite de sono pode reduzir o surgimento de diversas doenças e ameniza os efeitos do Stress e da ansiedade causados pela rotina exaustiva. O exercício fisico produz substâncias que relaxam o corpo e que proporcionam uma melhor qualidade do sono.

– Como referenciado anteriormente, a prática de atividade física ajuda a diminuir o stress e a ansiedade. O exercício fisico é um aliado no combate à ansiedade e à depressão, pois liberta hormonas como endorfina e serotonina, responsáveis pela sensação de bem-estar. Também aumenta os níveis de neurotransmissores como a dopamina, conhecida como a hormona do prazer e da felicidade.

– Ajuda a minimizar os efeitos da tensão pré-menstrual. O estrogénio e a progesterona passam a ter influência sobre o funcionamento do corpo feminino. A prática de algum tipo de atividade física proporciona o aumento da produção de beta-endorfina – hormona vasodilatadora que atenua as cólicas menstruais.

– Reduz os impactos da menopausa sobre o corpo. A prática recorrente de algum tipo de atividade física, depois dos 50 anos, estimula a produção de hormonas que auxiliam na recuperação muscular e na manutenção da massa magra e óssea. Exercícios físicos frequentes retardam o envelhecimento arterial e diminuem a gordura corporal.

– Fazer exercício diário é um hábito extremamente saudável que diminui o risco de morte prematura devido a uma série de doenças. Na verdade, no“Jornal of Clinical Epidemiology”, relata que 30 minutos de atividade física por dia está ligada a uma redução de 24% no risco de morte por doenças cardiovasculares. Tanto sua saúde mental quanto física verão impactos positivos dos exercícios diários, então é a primeira forma de começar a construir um estilo de vida incrivelmente saudável.

2. Mantenha o sono e o stress controlados

Muitas pessoas não conseguem perceber o quão fortemente o corpo e a mente estão conectados. Se não estivermos num bom estado mental, isso poderá trazer graves impactos negativos em nossa saúde saúde física.

Manter o a qualidade do Sono e controlar o Stress e a Ansiedade é importante.

3. Tenha uma alimentação saudável e beba água

A alimentação saudável e equilibrada, rica em vitaminas e minerais, pode trazer diversos benefícios para a saúde, como controlar o peso, melhorar o rendimento do trabalho, aumento da memória e da concentração, fortalecimento do sistema imunológico e prevenção de doenças.

Para mais informações veja aqui 

Mesmo que você se alimente de forma saudável e pratique exercícios regularmente, pode ser fácil esquecer a prática de hidratação adequada para a saúde. Por isso mantenha-se hidratado.

Infelizmente, essa prática de saúde não é apenas fácil de falhar, mas também pode impedi-lo de atingir seus objetivos para ter uma vida mais saudável.

Segundo U.S. National Academies of Sciences, Engineering, and Medicine recomenda que se beba cerca de 3,7 litros de líquidos por dia para homens e cerca de 2,7 litros de líquidos por dia para mulheres, uma das estratégias que podem ajudar a manter o controle da ingestão de água é andar acompanhado com uma garrafa de água aonde quer que vá.

Cuidar de sua saúde física e mental não é tarefa fácil mas se conseguir adotar estes 3 hábitos, estará no caminho certo para uma vida incrivelmente saudável e feliz.