Impactos da Obesidade na nossa vida
Estima-se que cerca de 60% da população portuguesa tenha excesso de peso ou obesidade.
Principais causas
O excesso de peso pode ser originário de questões genéticas, metabólicas, hormonais, culturais e comportamentais. Estes fatores levam a que o organismo não consiga libertar-se das calorias extra que acumula sob a forma de gordura.
Este problema aumenta a quando de uma vida sedentária sem atividade física e não se respeite um plano alimentar saudável.
Problemas associados
A obesidade é responsável pela origem ou exacerbação de mais de 200 doenças contribuindo para o agravamento da morbilidade e mortalidade. Dentro das principais co-morbilidades associadas à obesidade destacam-se:
A obesidade impacta também negativamente a esperança de vida.
Tratamento
- Dieta hipocalórica equilibrada e adaptada a cada indivíduo;
- Padrão de refeições correto;
- Prática regular de exercício físico.
Estas medidas exigem a introdução de alterações profundas nos hábitos de vida e das escolhas individuais, o que torna este processo muitas vezes difícil e com fraca taxa de sucesso.
É, por isso, aconselhável um acompanhamento por profissionais da área da nutrição e da psicologia.
Com um papel complementar às medidas acima referidas, são prescritos medicamentos no tratamento da obesidade. A utilização de medicamentos nestas situações não é considerada uma opção adequada para perder peso e conseguir mantê-lo. Nos casos de obesidade mórbida ou em situações em que estão presentes complicações que colocam a vida em risco, será indicado o tratamento cirúrgico da obesidade ou cirurgia bairátrica.