Mas afinal o que é a Celulite?

A celulite é um problema estético que afeta cerca de 85% da população feminina, aparecendo tanto em mulheres com peso normal ou com excesso de peso. Sendo a sua eliminação uma preocupação, importa perceber que existem 3 tipos de celulite e que pode haver a presença de vários tipos num só indivíduo.

Edematosa surge principalmente nas pernas apresentando uma aparência esponjosa e avermelhada, dolorosa ao toque. Está associada à retenção de líquidos e à má circulação sanguínea, que podem provocar inchaço e aparecimento de derrames venosos.

Flácida a pele fica mole com um aspeto gelatinoso, ondulado e flácida. Move-se com os movimentos e é mais visível quando a pessoa está deitada. Surge nas áreas de acumulação de gordura como nos braços, ancas, barriga, glúteos e pernas e é agravada quando há pouca massa muscular.

Dura a pele apresenta um aspeto duro, com sulcos e é difícil de agarrar. Não se move com os movimentos, sendo sempre visível. Ao pressionar os tecidos pode causar dor ou desconforto e afeta principalmente as coxas, glúteos e parte interna dos joelhos.

O melhor tratamento para tratar cada tipo de celulite

Atendendo às características dos diferentes tipos de celulite, existem cuidados diferenciados que se devem adotar:

Se o problema é a retenção de líquidos e a má circulação poderemos:

– Utilizar meias de descanso, que favorecem a circulação sanguínea e diminuem o inchaço das pernas.

– Promover a drenagem linfática e a estimular a circulação aplicando de forma alternada jatos de água fria e de água quente durante o banho

– Associar à dieta um suplemento alimentar venotrópico ou uma solução drenante.

– Fazer sessões de drenagem linfática

– Aplicar diariamente cremes drenantes, que vão complementar a ação das sessões de drenagem linfática e melhorar a condição dos tecidos da pele.

Se o problema está associado à flacidez poderemos:

– Praticar exercício físico direcionado para o reforço da massa muscular e complementar com uma dieta caracterizada pelo aumento de ingestão de proteínas.

– Massajar diariamente as zonas afetadas com cremes redutores com ação refirmante, para estimular a síntese de colagénio e de elastina e mobilizar as gorduras.

Qualquer que seja o tipo e o grau de celulite é importante:

A adoção e manutenção de hábitos de vida saudáveis que incluem uma dieta equilibrada, a ingestão adequada de água, a prática regular de exercício físico.

Evitar ingerir alimentos com cafeína, açúcares refinados ou com alto teor em gorduras, não fumar, não usar roupas muito apertadas (que vão dificultar as circulações sanguínea e linfática).


Fontes:

Sadick N. Treatment for cellulite. Int J Womens Dermatol. 2018 Oct 22;5(1):68-72. doi: 10.1016/j.ijwd.2018.09.002. PMID: 30809581; PMCID: PMC6374708.