Dentes brancos, bonitos e saudáveis

A brancura dos dentes é determinada geneticamente e deve-se em parte ao brilho do esmalte, sendo essencial protegê-lo e mantê-lo limpo, mas também à presença de dentina (a sua coloração e espessura determina a tonalidade do dente).

Há várias causas possíveis para o escurecimento dos dentes, como por exemplo o consumo de certos alimentos e bebidas

Chá, café, vinho tinto, determinados refrigerantes, fritos vermelhos, etc. – assim como a Ingestão excessiva de flúor e de alguns medicamentos (principalmente antibióticos), bem como o tabaco. Por outro lado, também alguns tratamentos dentários têm esse efeito e o próprio decorrer dos anos provoca um amarelecimento, pois a camada de esmalte dentário que reveste a coroa dos dentes vai sofrendo um desgaste natural.

Ler artigo sobre gengivite

Felizmente, há vários cuidados que se podem ter, importantes na prevenção e tratamentos que ajudam no branqueamento. Muito simplesmente, a visita regular ao dentista é indispensável para uma boa saúde e estética de dentes e gengivas e evitar as tais substâncias consumíveis que causam manchas é igualmente importante. Além destas, outras medidas podem ser tomadas – é o caso do uso de uma escova adequada (uma que seja especialmente indicada para polir o esmalte e evitar a descoloração, mas não demasiadamente abrasiva) ou até de uma de polimento especial (duas vezes por semana).

A pasta dentífrica também poderá fazer diferença, pelo que se pode usar uma pasta de dentes com bicarbonato e cristais de bicarbonato de sódio que ajudará a restringir a deterioração da tonalidade. Em casos de necessidade, há técnicas e tratamentos de branqueamento mais profundas que podem ser realizadas pelos médicos dentistas.