Afinal o que é a Menopausa?

A menopausa corresponde à última menstruação da mulher e é, na generalidade das mulheres, um processo que decorre do envelhecimento natural.

O diagnóstico da menopausa é feito clinicamente, avaliando-se os sintomas e sinais como a ausência de período menstrual durante 12 meses e surge nas mulheres entre os 45 e os 55 anos de idade, podendo surgir mais cedo (menopausa precoce) ou mais tarde (menopausa tardia). Os anos que antecedem a menopausa são chamados de transição da menopausa ou perimenopausa.

Este momento, que marca o final da vida reprodutiva da mulher, é sentido de forma única por cada mulher, quer nos sintomas que podem ser sentidos quer na intensidade e duração dos mesmos.

Quais são os sinais e sintomas da menopausa?

Alteração dos ciclos menstruais o padrão do ciclo menstrual pode tornar-se irregular, o período menstrual pode ser mais curto ou durar mais, o fluxo menstrual pode ser mais intenso ou apenas um ligeiro spotting.

Afrontamentos e suores noturnos é uma sensação repentina de calor na parte superior ou em todo o corpo. Rosto, pescoço e peito podem ficar corados e ao mesmo tempo, pode sentir arrepios e transpiração intensa. Estes afrontamentos podem ser muito leves ou tão intensos que a podem acordar a maio da noite e podem durar entre 30 segundos e 10 minutos. A frequência também varia entre várias vezes por hora ou algumas vezes por semana.

  • secura vaginal e desconforto durante o sexo
  • alterações de humor e ansiedade
  • desejo sexual reduzido (libido)
  • perda de memória e dificuldade de concentração

O que fazer para que se sinta bem?

Afrontamentos e suores noturnos Podem ser evitados adotando algumas medidas simples como:

  • usar roupas leves
  • manter o quarto fresco à noite
  • tomar um banho frio, usar um ventilador ou tomar uma bebida gelada
  • reduzir o stress
  • evitar fatores desencadeantes, como comida picante, cafeína, tabaco e álcool
  • fazer exercício físico regularmente 
  • manter o IMC dentro de valores normais

A mais recente inovação para ajudar na regulação da temperatura corporal é uma inovação portuguesa e trata-se de uma t-shirt feita de um tecido tecnológico que regula a temperatura corporal.

Secura vaginal e desconforto durante o sexo A diminuição dos níveis de estrogénio causada pela menopausa irá provocar secura vaginal, comichão e sensação de desconforto no dia a dia e durante o sexo. Estes sintomas poderão ser aliviados pela aplicação de hidratantes e/ou lubrificantes vaginais.

Se tal não for suficiente, o médico poderá prescrever medicamentos de uso tópico contendo estrogénios.

Alterações de humor e ansiedade Manter ou adotar uma dieta saudável que inclua fruta, legumes, proteínas vegetais e alimentos ricos em ómega 3.

Descansar bastante, fazer exercício físico com regularidade e atividades relaxantes como ioga e tai chi e meditação, ajudará a reduzir o sentimento de ansiedade.

Importante para o alívio dos sintomas da menopausa, mas também para a prevenção de outras complicações de saúde que podem decorrer da menopausa, poderá ser a toma de suplementos alimentares que podem promover o bem-estar e a saúde feminina. Contudo, tal como os medicamentos, os suplementos alimentares não estão livres de efeitos secundários, contraindicações e interações, pelo que deverá procurar conselho junto do seu médico ou do seu farmacêutico, para que sejam eficazes e seguros para si.

Passar por tudo isto sozinha faz parecer tudo muito mais complicado do que tem de ser. Como é uma experiência única para cada mulher, nada melhor do que conversar com o seu médico assistente ou com o seu farmacêutico e expor as suas questões e procurar apoio junto da família e amigos.

Farmácia365.pt