Hidratação da nossa epiderme
A pele seca (Xerose) resulta de uma carência de água e de lípidos na camada externa da pele, a epiderme, que a faz perder a capacidade de retenção da água, tornando-a então seca e levando possivelmente ao surgimento de erupções cutâneas.
A pele fica mais sensível e vulnerável, reativa às agressões causadas pelos agentes externos de irritação, como a poluição, por exemplo, e pode ficar vermelha, irritada, áspera e causar desconforto. Em casos severos, pode conduzir a uma descoloração da pele, eczema ou até celulite (infeção dos tecidos sob a pele).
A pele seca aparece com mais frequência na parte inferior das pernas, nos braços, nas mãos e no rosto. Há vários fatores quotidianos potenciadores da pele seca: tempo frio, ar seco (exterior, interior e até dos aviões), água (nomeadamente o contacto prolongado com a água, que removerá os óleos naturais que hidratam e protegem a pele), desidratação (calor, correr grandes distâncias, etc.), sabão áspero e produtos de cuidados da pele agressivos, determinados medicamentos e também a idade, que faz com que a pele passe a ser mais seca à medida que a idade avança.
Para que todos estes efeitos sejam minimizados, existem vários cuidados que podem ser tomados:
- tomar banho em água morna, com produtos de limpeza adequados ao tipo de pele e sem sabão
- hidratar frequentemente a pele com hidratantes formulados para pele seca e sensível
- usar roupas confortáveis e compostas por fibras naturais, evitando detergentes abrasivos
- proteger de poeiras, ácaros e irritantes ambientais
- humedecer o ar da casa e/ou local de trabalho
- fazer uma alimentação saudável, rica em ácidos gordos essenciais e antioxidantes (vitaminas A, C e E).