Mas afinal em que consiste a Diabetes?
Instituído pela Federação Internacional da Diabetes e pela Organização Mundial da Saúde, o Dia Mundial da Diabetes celebra-se a 14 de Novembro.
Porque esta é a mais comum das doenças não transmissíveis, esta data serve para reforçar a consciencialização da mesma e dos perigos que dela advêm e, principalmente, para evidenciar a importância da prevenção.
Estima-se que atinja já cerca de 415 milhões de pessoas em todo o mundo e continua a aumentar em todos os países, sendo que Portugal se encontra entre os países europeus com uma das mais elevadas taxas de prevalência da Diabetes, afetando mais de um milhão de pessoas, de acordo com o Observatório Nacional da Diabetes.
Mas afinal em que consiste a diabetes?
É uma doença crônica provocada pela falta de insulina (produzida pelo pâncreas) ou da incapacidade do organismo de utilizá-la adequadamente, o que impede que esta hormona faça a sua função – controlar a quantidade de glicose no nosso sangue, ou seja, os níveis de açúcar.
Existem vários tipos de Diabetes:
- Tipo 1 (mais frequente em jovens e crianças);
- Tipo 2 (90% das pessoas com a doença);
- Diabetes gestacional (ocorre durante a gravidez, podendo persistir depois)
- Pré-diabetes (indica um risco grande da doença se desenvolver) mas esta é uma doença tratável e muitas vezes evitável, em grande parte causada por dietas não saudáveis, falta de atividade física e acesso precário a serviços de saúde e a medicamentos.
Alguns fatores de risco que favorecem o desenvolvimento da diabetes:
A presença de pessoas com diabetes na família, comportamentos sedentários, obesidade, hipertensão arterial e idade acima de 45 anos.
Desta forma, é essencial manterem-se hábitos e um estilo de vida saudável: ser-se fisicamente ativo e ter alimentação saudável é fundamental, tanto para prevenir quanto para controlar o doença, bem como controlar os níveis de stress.
Leia também este artigo