A importância de um Detox ao organismo
Nos últimos anos, os regimes alimentares “Detox” têm conquistado milhares de apreciadores em todo o mundo.
Batidos, smoothies ou sumos naturais à base de legumes crus e fruta, a que podem ser adicionados frutos secos e sementes, compõem o menu principal deste tipo de programa.
O grande objetivo de um processo de desintoxicação é reduzir ou eliminar o excesso de toxinas que se acumulam no organismo e que aceleram o processo de envelhecimento.
São vários os agentes prejudiciais à saúde a que estamos sujeitos diariamente (químicos que se encontram na água, na atmosfera, nos alimentos, etc.). Além de todas estas substâncias, temos ainda de acrescentar as que o nosso organismo produz naturalmente, produtos de desperdício que resultam do normal funcionamento da atividade das células.
Assim, o processo de desintoxicação desempenha um papel na eliminação de substâncias indesejáveis, tornando-as menos tóxicas e solúveis em água de modo a poderem ser eliminadas na urina, fezes e bílis.
Contudo, um plano desintoxicante pode não ser feito exclusivamente à base de sumos e batidos e deve ser adaptado a cada caso e objetivo, seja, emagrecer, anti-aging, combater carências vitamínicas…
Desintoxicação!!! Por onde começar?
1º Deve limitar A entrada de substâncias tóxicas no organismo: o álcool, café, tabaco, açúcares refinados e gorduras saturadas em excesso. Estas funcionam como toxinas que são consideradas obstáculos a um processo de limpeza ou recuperação. Os alimentos ricos em sal e açúcar que incluímos na dieta acabam por nos viciar, daí a desintoxicação ser um meio ideal para quebrar o ciclo.
Dê preferência a alimentos provenientes de agricultura biológica, na qual não são utilizados adubos, fertilizantes ou pesticidas químicos e minimize também a utilização em casa de produtos químicos, tentando substituí-los por alternativas mais ecológicas.
2º Consuma mais fibra Cereais integrais, fruta, legumes e vegetais. Os frutos e vegetais são alimentos ricos em antioxidantes e fibras. A fibra ajuda a acelerar o processo de desintoxicação pois melhora o trânsito intestinal e a natural eliminação de resíduos.
3º Beba água ou infusões de plantas ou chá sem açúcar para facilitar a excreção renal de substâncias menos desejáveis. Beba pelo menos 8 a 10 copos de água por dia.
4º Faça exercício físico: A prática regular de exercício é fundamental uma vez que o aumento da expressão de glutationa, um dos nossos antioxidantes mais importantes. Sempre que possível, pratique exercício ao ar livre em zonas verdes e com menor poluição possível.
5º Aumente o consumo de alimentos que ajudam na depuração Os vegetais crucíferos, agrupados devido às suas características nutricionais únicas, como os brócolos, couve-flor, repolho, nabo, agrião, rúcula e rabanete são talvez os legumes mais importantes na nossa alimentação. Estudos laboratoriais mostram que os fitoquímicos encontrados nestes vegetais, como o sulforafano, podem estimular enzimas desintoxicantes presentes no organismo.
A alcachofra, apesar de não ser muito utilizada na nossa culinária, possui em abundância um fitonutriente, a cinarina, responsável pelas atividades colagoga e colerética, ou seja, aumenta o fluxo de bílis da vesícula biliar, o que auxilia o aparelho digestivo na eliminação e no metabolismo das gorduras alimentares.
Alimentos com ácido cítrico e pectinas, presentes nos citrinos, alimentos com selénio presente por exemplo, nos moluscos e na castanha do Pará e a curcumina presente no açafrão parecem tem alguma evidência científica de serem alimentos que ajudam no processo de “detox”.
Suplementos alimentares que podem promover a desintoxicação
Suplementos alimentares que contenham as seguintes substâncias parecem promover o processo de “detox” no nosso organismo.
Cardo-mariano ou Silybum marianum, faz parte da medicina tradicional há muitos anos. Contém um grupo de flavonoides naturais denominados coletivamente de silimarina: responsável na maioria pelas suas propriedades fitoterapêuticas. É uma planta que suporta a saúde hepática, contribui para a proteção do fígado e para o seu papel de órgão desintoxicante, promove a digestão e é útil para manter a função fisiológica de purificação.
Dente-de-Leão ou Taraxacum officinale, contribui para a normal função gástrica e hepática e ajuda na manutenção do pH fisiológico do estômago.
Alcachofra ou Cynara scolymus serve de suporte à desintoxicação, mantém a saúde hepática e contribui para o normal funcionamento do trânsito intestinal. Pode ainda ajudar a reduzir níveis de gordura no sangue e promover a perda de peso.
Bétula ou Betula pendula afeta de um modo benéfico a digestão e promove os processos de desintoxicação do organismo.
Antes de começar, fale com o seu nutricionista, para que esta seja adequada às suas características e para que a combinação de alimentos seja equilibrada e saudável.
Autor Sandra Capitão Nutricionista (0776N) . ver artigo
Head of Nutrition Service BOM PLANO