O que precisa de saber sobre o Acne
A acne vulgar afeta grande parte da população (85 a 100%) da população em qualquer momento da sua vida, sendo que é mais comum os 10 e os 24 anos, em especial na fase da adolescência.
A acne é uma doença da pele na qual os folículos pilosos apresentam excesso de gordura e células da pele mortas; afecta sobretudo a face, o pescoço, o peito, as costas e os ombros, uma vez que é nestas regiões que existe maior concentração de folículos sebáceos. Resulta de um excesso de produção de gordura, da acumulação de células cutâneas mortas que irritam os folículos pilosos e a acumulação bacteriana no meio dessa gordura e células mortas.
Não é considerada grave mas, apesar disso, pode ter efeitos psicológicos relevantes, em especial na camada jovem que mais impacta e deve acompanhar-se de perto, pois pode conduzir à diminuição da autoestima que pode conduzir ao afastamento social ou à depressão.
Entre os factores facilitadores e que agravam a acne estão as hormonas masculinas e as alterações hormonais nas mulheres comuns na adolescência e durante a gravidez ou relacionadas com o uso de anticoncetivos orais, alguns medicamentos (como, por exemplo, corticóides), bem como alguns alimentos ricos em hidratos de carbono, que propiciam o aumento dos níveis de açúcar no sangue.
O stress não provoca a acne mas pode agravá-la.
O diagnóstico e a avaliação devem ser realizados por um dermatologista, que irá definir o seu grau de gravidade e, em função disso, definir o melhor tratamento. Se não for tratada, por dar origem a cicatrizes inestéticas que se podem evitar. Entre os tratamentos mais comuns estão os medicamentos, os contraceptivos orais e loções mas há outro tipo de tratamentos que podem ser necessários, como laser ou fototerapia, entre outros.
Para prevenir o mais possível o aparecimento ou o desenvolvimento da acne, há cuidados que se podem ter, como: lavar as áreas mais problemáticas com uma solução suave, evitar substâncias que possam irritar a pele, bem como o contacto da pele com o suor e gorduras, controlar a exposição ao sol, usar moderadamente a maquilhagem, que pode ser agressiva para a pele e retirá-la sempre antes de dormir e ter uma alimentação cuidada – de uma forma geral, a carga de açúcar parece ter impacto no desenvolvimento da acne.