5 regras de ouro na proteção solar
De acordo com o Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro, existem “5 regras de ouro na proteção solar” que nunca devem ser esquecidas em caso de exposição solar.
É muito importante que toda a gente possa beneficiar da exposição solar, que tem tantos efeitos positivos na saúde humana mas que, ao mesmo tempo, pode ser tão perigosa, causando o envelhecimento da pele, cancro da pele, etc..
Tem-se verificado um aumento significativo da incidência do cancro de pele ao longo das últimas décadas, sendo a radiação solar, responsável por cerca de 90% dos casos de cancro de pele. É necessário um cuidado constante na exposição à radiação UV – ultra-violeta, quer seja na praia, no campo, durante a prática de desporto ou em qualquer situação ao ar livre e até à sombra, já que a radiação do sol se reflete na água, areia e neve.
Assim, para que a exposição ocorra de forma segura, devem ser respeitadas 5 regras importantes:
- Evite o excesso de exposição solar
- Evite o sol nas horas de maior calor (deve evitar-se a exposição solar entre as 11h e as 16h)
- Aplique protetor solar antes da exposição solar e reaplique frequentemente (deve aplicar-se protetor solar com fator de proteção solar (FPS) de pelo menos 30 antes da exposição solar e reaplique de duas em duas horas, ou após o banho)
- Use vestuário de proteção (durante a exposição deve usar-se também um chapéu de abas largas, óculos escuros)
- Não exponha bebés e crianças pequenas ao sol direto (bebés e as crianças pequenas não devem ser nunca expostas ao sol direto)