Ganhe defesas com a chegada do frio
Nas estações mais frias (final do outono e início do inverno), e com a chegada do frio e da chuva, é normal que nos sintamos com menos energia, menos vontade de sair e interagir, talvez até sintamos mais sonolência e cansaço.
Isto tem uma explicação clínica chamada depressão sazonal – uma desordem comportamental relacionada principalmente com a diminuição das horas da luz do dia – e tende, por isso, a desaparecer ou ter efeitos mais leves quando começam as estações em que há mais luz e calor.
Pensa-se que terá a ver com desequilíbrios na produção de serotonina e melatonina no cérebro e alterações do ritmo circadiano (a adaptação do corpo a uma determinada rotina do dia e horas de sono) e pode afectar profundamente o dia a dia de um indivíduo e, em casos mais extremos, ser algo incapacitante.
Como principais sintomas, alguns já referidos, registam-se o sentimento de tristeza, ansiedade, irritabilidade, sensação de vazio, desinteresse pelo que está à volta, perda de apetite e alterações no sono.
De forma a minimizar a possibilidade de ter este tipo de depressão ou a combater os seus efeitos, devemos incluir nas nossas rotinas diárias:
- Sair de casa e fazer caminhadas com exposição à luz do dia;
- Abrir as cortinas para deixar entrar mais luz em casa;
- Ter uma alimentação cuidada;
- Fazer exercício regular, bom para corpo e mente;
- Não descurar a vida social e manter-se ativo
Em casos mais extremos, que já apresentem sintomas mais sérios, psicoterapia ou medicação podem ser recomendadas.
Este artigo também pode ser interessante.