Consolidação da memória e o sono

O sono é vital para o organismo e seu bom funcionamento, já que é nesse momento que acontecem diversas reações importantes como a regulação das funções endócrinas, a restauração da energia e do metabolismo cerebral, o crescimento muscular e a reparação dos tecidos, além da consolidação da memória.

Especialistas recomendam, em média, 8 horas de sono por dia sem interrupções. Este número é, obviamente, variável de acordo com a idade de cada indivíduo e as necessidades de desenvolvimento de seu corpo, de acordo com o indicado. 

Um sono de qualidade (reparador e pelo período de tempo adequado) traz diversos benefícios à saúde em geral: reforça o sistema imunitário, reduz o stress e o risco de contrair determinadas doenças, ajuda a manter um peso saudável bem como a manter a estabilidade emocional, entre outros.
Assim, a privação do sono, especialmente quando é frequente ou mesmo crónica, pode trazer graves consequências à saúde (à memória, ao humor, a nível de propensão a doenças, etc.) – estima-se que uma proporção cada vez maior da população padeça desde mal.

Aqui ficam algumas dicas importantes para melhorar a qualidade do sono: é importante criar uma rotina, deitar e levantar sempre à mesma hora pois isso irá ajudar a regular o ciclo do sono; praticar atividade física regularmente, idealmente 4 horas ou mais antes de dormir ou a adrenalina libertada durante a atividade poderá dificultar o sono e causar insónia; dormir em locais silenciosos e bem escuros; evitar bebidas estimulantes como café, chá preto, chá mate, guaraná e refrigerantes a partir do fim da tarde; evitar fumar e ingerir bebidas alcoólicas antes de ir para a cama (o álcool até pode ajudar a dormir, mas na maioria das vezes o sono é de baixa qualidade);

Por último (e muito importante nos dias que correm), ficar em frente ao computador, tablet, telemóvel ou televisão antes de dormir, pois a própria luz desses equipamentos são estimulantes e podem dificultar o sono.