Proteja-se dos fungos nas unhas

Unhas amarelas e frágeis? Doridas e com comichão?

Pode significar infeção por fungos. Os fungos das unhas podem comprometer o nosso bem-estar e a aparência dos pés.

1. Mantenha as unhas curtas

Não deixe que o comprimento das unhas ultrapasse a ponta dos dedos. Assim, evita a acumulação de sujidade por baixo da unha e diminui o risco de lesões. Corte-as a direito para mantê-las fortes e evitar que encravem. Além disso, nunca remova as cutículas: elas estão lá para atuar como barreira contra as infeções.

2. Limpe e seque bem os seus pés

Lave os seus pés com água e sabão todos os dias e seque-os bem, não esquecendo a zona entre os dedos. Troque de meias diariamente ou sempre que sentir os pés transpirados.

3. Use sapatos adequados

Na altura de escolher o calçado, deve optar por sapatos que não toquem nas unhas dos pés e que não sejam demasiado apertados, deixando o seu pé “respirar”. Prefira sapatos de pele.

Os fungos “adoram” o calor e humidade, como os sapatos transpirados.

4. Prefira calçado “com respiração”

Sempre que possível opte por sandálias e vá alternando as suas escolhas de sapatos ao longo dos dias para que estes tenham oportunidade de arejar antes de os voltar a calçar.

5. Recorra a sprays e pós antifúngicos

Aplique-os dentro dos seus sapatos e nas suas meias para controlar a transpiração, que favorece o aparecimento de infeções fúngicas.

6. Evite andar descalço em locais públicos

Como piscinas ou balneários, é importante usar chinelos, pois os fungos podem causar pé de atleta, micoses e outros problemas de pele.

7. Não partilhe objetos que toquem nos seus pés

Nunca use os sapatos de outra pessoa nem empreste objetos como corta-unhas ou tesouras. Sempre que for a um salão de beleza, esteja atento e certifique-se de que os profissionais desinfetam todos os instrumentos que vão utilizar nos seus pés/mãos.

8. Evite o uso de verniz

O verniz ou as unhas falsas podem levar à acumulação de humidade, favorecendo o crescimento de fungos nas unhas dos pés. Além disso, pode camuflar o fungo, pois, como a unha está coberta de verniz, não se apercebe que a sua aparência está alterada.

Quando o diagnóstico é precoce, os fungos das unhas podem ser tratados com cremes, loções, géis ou vernizes antifúngicos. Contudo, a maior parte das infeções fúngicas nas unhas requerem a prescrição de medicamentos antifúngicos. Atualmente estão também disponíveis tratamentos com laser.