Gerir todos os tipos de pele
Conhecer-se o tipo de pele é a melhor forma de cuidar dela e de poder escolher os produtos e tratamentos mais adequados.
Em termos gerais, há quatro tipos de pele: oleosa, mista, seca ou normal. De um modo rápido e simplista, pode-se concluir acerca do tipo de pele mediante os sinais que aparecerem, por exemplo, depois de a lavar:
PELE OLEOSA
Brilho constante na zona T independentemente da quantidade de maquilhagem idada; a pele está carregada de óleos naturais e é propícia à dilatação dos poros à volta do nariz, do queixo e da testa e ao aparecimento de pontos negros e borbulhas nessas áreas também.
PELE MISTA
Zona T mais oleosa do que a pele das maçãs do rosto e com algumas borbulhas, enquanto o resto do teu rosto tende a estar mais limpo.
PELE SECA
Zonas da pele a repuxar frequentemente, ásperas e com descamação, reactiva aos estímulos ambientais, como a luz do sol ou o vento.
PELE NORMAL
Pele mais equilibrada, nem particularmente oleosa nem particularmente seca. Pode também ter uma zona seca ou borbulhas ocasionais, mas, em geral, é bastante tolerante a produtos ou estímulos exteriores.
Em prol do máximo bem-estar da pele, é sempre importante fazer-se um diagnóstico de pele por um profissional especializado.
Veja também este artigo