O que é a pressão arterial?
A pressão arterial é a pressão que o sangue exerce sobre as paredes das artérias.
O sistema circulatório do corpo humano é um sistema fechado e se a pressão dentro dos vasos for aumentando, o sangue não tem para onde ir, obrigando o organismo a distender os vasos sanguíneos de forma a comportar o volume sanguíneo circulante.
Os vasos sanguíneos são, em teoria, auto-reguláveis, ou seja, dilatam ou comprimem-se de acordo com o volume de sangue circulante, de forma a manter a pressão arterial relativamente constante. Existe, no entanto e como é óbvio um limite, perante uma diminuição ou aumento excessivo as artérias não conseguirão manter a pressão arterial num nível adequado.
Porque é tão importante controlá-la?
A pressão arterial descontrolada é uma “ameaça silenciosa”, em especial a elevada. Na maioria das vezes, não existe qualquer tipo de sintomas que indiquem que os seus valores são preocupantes ou estão acima dos considerados saudáveis.
Principalmente quando não é detetada, a pressão arterial elevada é perigosa para a saúde, sendo um dos principais fatores de risco para acidentes vasculares cerebrais (AVC) e doenças cardíacas.
É importante fazer auto-medição, sobretudo se houver historial na família deste género de problemas, se tiver ocorrido algum episódio preocupante ou se a doença tiver sido diagnosticada, a fim de vigiar os níveis da pressão arterial e minimizar o perigo. Mesmo em casa, é possível obter valores de confiança, guardar as medições e até enviar os dados para o médico por e-mail. Na realidade, encontra-se em casa uma maior tranquilidade e os valores serão certamente mais corretos do que os medidos no consultório do médico (onde o stress aumenta e afecta a pressão arterial, como é demonstrado por muitos estudos). Logicamente, são necessários instrumentos e procedimentos de qualidade e confiança.
A rotina de fazer uma auto-medição frequente, é algo simples e rápido, facilmente incorporável no dia-a-dia e poderá fazer a diferença na esperanças média e qualidade de vida de cada um.