Exercício pós-parto… quando deve fazer?

Existem muitas dúvidas acerca do momento ideal para voltar a praticar exercício físico no período pós-parto, mas, de acordo com a American College of Obstetricians and Gynecologists, deve-se retomá-lo assim que seja seguro para a mulher, em termos físicos e médicos. 

Isso obviamente varia de pessoa para pessoa, mas num parto normal a mãe poderá começar os exercícios duas semanas depois do nascimento do bebé, enquanto que, em caso de cesariana, são necessárias cerca de seis semanas – sempre procurando o aconselhamento médico. 

A atividade física no pós-parto tem inúmeros benefícios, como por exemplo a recuperação da forma física e o aumento do bem-estar e dos níveis de energia da mulher, além de favorecer a amamentação e a qualidade do sono. Ao (re)iniciar a atividade física, os exercícios devem ser leves e com aumento progressivo de intensidade. Atividades aeróbicas, como caminhada, bicicleta, corrida, devem ter duração de 30 minutos por dia, alguns dias por semana e são um excelente começo.

Os exercícios de ginástica de recuperação pós-parto são muito úteis para reforçar a sustentação da bexiga e do intestino e fortalecer a vagina, reduzindo a probabilidade de incontinência urinária e queda da bexiga no futuro. As aulas de recuperação pós-parto também se focam nos exercícios para correção da flacidez do abdómen e melhoria do contorno corporal.

Hidroginástica, natação e pilates são também opções adequadas, bem como outras modalidades que fortaleçam os músculos abdominais, pélvicos e da parte inferior das costas.

O importante é que a mulher se sinta preparada e com disposição para retomar a rotina do exercício físico, para assim usufruir plenamente dos seus benefícios, logo que o médico dê permissão para tal.