Fatores importantes sobre Alergias

A alergia é uma resposta exagerada do sistema de defesa do sistema imunitário que erradamente identifica determinadas substâncias inocentes e habitualmente toleradas pela maioria das pessoas como sendo nocivas e desenvolve uma estratégia para as eliminar.

Esta reação não é benéfica, sendo mesmo prejudicial para o paciente e produz uma série de alterações inflamatórias da pele e mucosas, que originam os sinais e sintomas típicos das doenças alérgicas.


Certos fatores genéticos (ainda que ninguém nasça alérgico, apenas com uma predisposição genética para) podem predispor a pessoa a ser alérgica, bem como fatores ambientais, funcionando como desencadeantes. As substâncias responsáveis pelas reações alérgicas denominam-se alergénios.
Entre os mais comuns tipos de alergénios:

  • Ambientais inalados ou aeroalergénios (pólens, ácaros do pó, epitélios de animais, fungos….);
  • Alimentares (proteínas do leite de vaca, ovo, frutos, camarão, etc…);
  • Medicamentos (antibióticos, anti-inflamatórios, anestésicos, etc …);
  • De contacto (níquel, crómio, perfumes, parabenos, etc…);
  • Ocupacionais, relacionados com exposição no trabalho (látex, farinhas, etc …);
  • Veneno de insetos (abelha, vespa, etc …).

As consequências mais frequentes são a rinite e a conjuntivite alérgica, que afetam um quinto da população mundial. Podem ocorrer outras, no entanto, com por exemplo: asma alérgica, urticária, dermatite atópica (erupção da pele localizada nas dobras e com frequência em crianças). ver artigo

Há testes cutâneos, de provocação (contacto do paciente com a substância suspeita de provocar a alergia) e análises específicas ao sangue que são muito úteis no diagnóstico; uma vez diagnosticadas, as alergias deverão ser tratadas através de medicamentos, vacinas antialérgicas ou imunoterapia (utilizada para tratar casos de alergia causados por sensibilização a pólen, ácaros de pó, epitélios de animais, certos fungos e aos venenos de abelha e de vespa), devendo obviamente e sempre que possível evitar-se o contacto com as substâncias alergénicas.