Celulite! O problema que aflige as mulheres
Quase todas as mulheres têm celulite umas mais, outras menos, “é um problema estético que afeta cerca de 85% da população feminina, aparecendo tanto em mulheres com peso normal ou com excesso de peso. Sendo a sua eliminação uma preocupação, importa perceber que existem 3 tipos de celulite e que pode haver a presença de vários tipos num só indivíduo”. Este é um tema que deixa a maior parte das mulheres apavoradas, afinal, a celulite representa a segunda maior preocupação feminina, perdendo somente para a gordura localizada.
Pode consultar este artigo para saber mais.
Os fatores hormonais têm um papel importante no desenvolvimento da celulite. Esses fatores vêm com predisposições genéticas. O peso corporal, a quantidade de massa muscular, e consequente a tonificação muscular também são importantes.
Como prevenir a celulite?
Como quase tudo na medicina, é melhor prevenir do que tratar um problema. No caso da celulite, as melhores táticas para prevenção são: manter uma dieta saudável, atividade física, hidratação e evitar fumar (a inflamação celular causada pela nicotina, pioram o aspeto da celulite).
O exercício físico é fundamental no tratamento da celulite, possibilita o aumento da circulação sanguínea favorecendo a eliminação das toxinas. Uma pessoa que faz exercícios regularmente tem menos tendência para ter. Mas não existe exercício que elimine totalmente a celulite, este favorece o tratamento da mesma. A prática regular de exercício físico é um estímulo importante no combate à celulite, este produz diversas reações benéficas no metabolismo, diminuindo o acúmulo de gorduras, regulando a pressão arterial, diminuindo o risco para doenças crônico-degenerativas como o diabetes etc., alterando a composição corporal, tonificando os músculos e reduz o tecido adiposo (gordura) e favorece o tecido muscular, ou seja, aumentando a massa magra corporal.
A alimentação adequada, rica em nutrientes benéficos, com baixo teor de açúcares refinados, gorduras e sódio é uma forte aliada contra o desenvolvimento de celulite. Não esquecer também a hidratação, torna-se imperativo que seja adequada, corpos com pouca água têm um aumento considerado de toxinas no sangue e sob a pele e um mau funcionamento intestinal o que faz com que a celulite aumente. Para saber mais consulte este artigo.
Depois disto qual é a melhor dica para combater a celulite?
Quando temos uma grande variedade de tratamentos para enfrentar um problema é porque nenhum é 100% eficaz. Não há “cura”, mas há um conjunto de técnicas que ajudam a atenuar e combater a mesma, como já foi referido anteriormente, fazer exercício regularmente, ter uma alimentação equilibrada e gerir o seu stress aliados a cremes específicos e massagens linfáticas.
Nada nesta página tem a intenção de tratar, diagnosticar ou prevenir doenças. Se você suspeitar que tem uma doença ou condição de qualquer tipo, consulte seu médico.
BIOGRAFIA
- https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/cellulite/symptoms-causes/syc-20354945
- https://www.medicalnewstoday.com/articles/149465
- https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/8409107/
- www.ncbi.nlm.nih.gov%2Fpmc%2Farticles%2FPMC4566439%2F
- https://www.researchgate.net/publication/334552669_Exercise-Based_Approaches_to_the_Treatment_of_Cellulite
- https://www.shape.com/weight-loss/tips-plans/what-cellulite