Um bronze bonito sem danificar a pele

Todos nós amamos o sol. Pessoas desportivas, em especial, treinam ao ar livre e aproveitam o sol ao máximo. E, claro, uma vez que temos o brilho do verão, queremos mantê-lo o máximo tempo possível.

É por isso que reunimos algumas dicas sobre o bronzeamento no verão.

A melhor notícia: uma pele bronzeada tem mais contraste e, portanto, destaca nossos músculos para parecermos ainda mais definidos. E enquanto os fisiculturistas costumam usar tinta de camuflagem escura em seus corpos para obter esse efeito, vamos mostrar como obter e manter esse efeito de modo natural.

O corpo humano produz melanina, um pigmento que protege nossa pele e a deixa bronzeada; esta produção é limitada, pelo que uma exposição mais prolongada ao sol provavelmente queimará mais do que bronzeará. Então, em vez de se passar horas a fio no sol, é mais benéfico ficar-se apenas algumas horas e fazer bom uso delas.
Antes uns dias de iniciar a exposição prolongada ao sol, poderá aumentar a ingestão de alimentos ricos em betacaroteno, carotenoide responsável pela cor alaranjada de vegetais como cenoura, mamão e abóbora. No organismo, ele se transforma em vitamina A e tem importante acção antioxidante – além de proteger contra os danos dos raios solares, estimula a síntese de melanina, intensificando o bronzeado e dando à pele um brilho dourado.

Pode igualmente fazer-se uma esfoliação, a fim de remover as células mortas da pele, e reforçar a hidratação. Também depois da exposição, é conveniente usar loções para o corpo que aliviam a pele, ajudando a manter o bronzeado por mais tempo. Banhos quentes devem ser evitados, pois podem desidratar a pele com facilidade.
A hidratação interna é outro aspecto essencial neste processo. É necessário beber muita água e abastecer o seu organismo com alimentos que tenham alto teor de água como pepinos, melancia ou pêssegos.

Outra dica importante para um bronzeado bonito e equilibrado é manter-se em movimento, pois deste modo todo o corpo é exposto ao sol e bronzeado de maneira uniforme. Além disso, pensa-se que o suor funciona um óleo de bronzeamento natural, por isso, não é de admirar que as pessoas mais activas tenham sempre um aspecto bronzeado natural.

Um cuidado importante que não deve falhar é procurar a sombra de tempos em tempos, dando à pele um descanso para se recuperar do sol, evitando queimaduras solares e protegendo do excesso de raios solares.
Apesar de todos estes conselhos, a segurança vem em primeiro lugar! A exposição solar excessiva e as queimaduras solares danificam a pele, aceleram o processo de envelhecimento e podem causar doenças graves, como cancro de pele. Portanto, usar protetor solar com um factor de proteção adequado é vital, bem como limitar o tempo passado ao sol e de tratar bem da pele depois de se bronzear.

De resto, é aproveitar o Verão!