Calor e a Hidratação da Pele
Por se encontrar permanentemente exposta ao desgaste – próprio do contacto com o mundo exterior – torna-se imprescindível a hidratação da pele para que esta se mantenha saudável e para que as suas funções continuem a ser desempenhadas de forma plena e saudável.
Os hábitos diários de higiene, comuns na atualidade, tornam a pele mais seca, evidenciando-se uma maior necessidade de hidratação. O momento do banho que, ao ser realizado diariamente (e às vezes até mais do que uma vez por dia), leva à remoção de uma camada de gordura natural (facilitando a ação dos agressores externos), deixa-a mais suscetível a esses microrganismos.
No caso dos desportistas que, pela sua natural condição e desgaste físico necessitam de realizar um número superior de banhos diários, torna-se extremamente importante a reposição da hidratação da pele, um hábito que não está tão enraizado como deveria.
A utilização de cremes torna-se um forte aliado na manutenção das funções primordiais da pele. A utilização de cremes gordos também é recomendada, já que além de protegerem e suavizarem a barreira cutânea, reconstituem a capacidade de regeneração e retenção de água na pele, repondo o manto ácido da mesma e a camada de gordura.
No Verão existe um conjunto de cuidados a ter, dado que fatores como o sol, a água salgada, o cloro das piscinas e até mesmo o ar quente tornam a média de banhos superior à do Inverno, até porque transpiramos mais nesta época e, consequentemente, tornamos a pele mais suscetível à desidratação.
Cuidados a ter
Para que a pele se mantenha sã, é importante que se faça um diagnóstico de pele, de modo a perceber a sua tipologia (seca, normal, oleosa ou sensível).
Este reconhecimento não só permite que se conheça melhor as necessidades da derme, como ainda os produtos e cremes mais adequando à sua tipologia para uma adequada higiene regular.
De um modo geral, devem ser evitados banhos com água muito quente (nomeadamente no Inverno), dado que as altas temperaturas provocam a secura da pele e uma necessidade ainda maior de posterior hidratação.
O uso de produtos perfumados pode tornar-se pouco aconselhável, dado que alguns podem ser agressivos e nem sempre são bem tolerados pelos diferentes tipos de pele. Por precaução recomenda-se que sejam usados mediante a realização de um teste aplicando o produto numa pequena área de pele antes de ser usado normalmente.