A importância do Beta-caroteno

O beta-caroteno é um nutriente seguro e natural, que não provoca efeitos tóxicos quando se acumula na pele.

Uma parte do beta-caroteno (precursor da vitamina A) é convertida em vitamina A no organismo, ajudando na manutenção de uma pele normal; a restante parte que o corpo não consegue converter, fica armazenada no organismo, proporcionando à pele um brilho dourado natural semelhante ao bronzeado.

Na verdade, também se consegue obter este efeito quando se consomem, em grande quantidade, alimentos como cenouras, pimentos, damascos, melão e outros, todos fontes alimentares ricas em beta-caroteno. A pele torna-se amarelada, mas a cor vai desaparecendo à medida que o beta-caroteno é absorvido pelo corpo e convertido em vitamina A. 

É sabido que se deve proteger a pele, nomeadamente dos efeitos potencialmente nefastos do sol, mas isto não significa que não seja necessária (e cada vez mais recomendada por especialistas) uma exposição diária ao sol no Verão, sem proteção, durante 20 a 30 minutos, para garantir a síntese adequada de vitamina D (os protetores solares bloqueiam esse processo).

No entanto, como é óbvio, se pretender ficar ao sol durante mais tempo, deve usar sempre protetor solar. Adicionando um suplemento de beta-caroteno é possível alcançar um brilho dourado e seguro sem por a pele em risco.