O que são dores musculares?

Como o próprio nome indica, são dores sentidas nos músculos que podem afetar uma pequena área ou todo o corpo, podendo ser leves ou mais dolorosas.

Normalmente, a maioria das dores musculares desaparece num curto espaço de tempo, mas existem outras que se prolongam por longos períodos, podendo durar meses.

Por que acontecem?

Retomar rotinas diárias, depois de pausas (mesmo que sejam curtas), como o regresso ao ginásio ou a volta à prática de outros desportos, pode despoletar este tipo de dor. 

Elas decorrem de esforços musculares extremos, quer devido à intensidade quer pela duração do exercício, e estão relacionadas com a acidez e degeneração muscular. 

Podem começar a ser sentidas no próprio dia em que o esforço foi feito, mas pioram substancialmente nas 36 a 48 horas após o exercício. Além do tipo de treino, a intensidade das dores musculares também pode variar com a idade, com o tempo descanso feito e pode até depender do metabolismo de cada pessoa.

Mas atenção não é só a prática de exercício físico que prova dores musculares – pequenas atividades do quotidiano que saiam fora da rotina (por exemplo, montar um móvel), a tensão e o stress ou pequenas lesões, podem facilitar o seu aparecimento.

Como prevenir?

  • Fazer aquecimento antes de praticar exercício e alongar no final
  • Ingerir água antes, durante e após o exercício, pois ajuda a oxigenar os músculos (e com regularidade no dia-a-dia)
  • Praticar exercício físico com frequência

Caso as dores musculares se devam a tensão, deve alongar-se de hora em hora, especialmente no caso de pessoas sedentárias.

Como se podem aliviar as dores musculares?

  • Através de massagens
  • Com a aplicação de gelo e/ou calor
  • Aplicação de faixas térmicas
  • Descanso

Veja também este artigo.